quinta-feira, 29 de março de 2012

Agende uma visita ao Museu


por Patrício Ribeiro

Um encontro com parte da memória, cultura e tradições locais. Assim pode ser definida uma visita ao Museu Regional de Vitória da Conquista (MRVC), instituição que, sob a gestão da Uesb, desenvolve um trabalho permanente voltado para a formação de público, principalmente infanto-juvenil. Para ampliar as possibilidades dessa experiência de conexão com o passado, a Casa Henriqueta Prates, como é conhecido o espaço, criou o projeto de extensão “Uma Proposta Educativa para o Museu Regional”, voltado para escolas das redes pública e particular de ensino, tanto da zona urbana quanto do meio rural.
O projeto viabiliza o agendamento de visitas ao Museu, de modo a promover o encontro dos estudantes com as raízes de sua própria história. Basta que a escola entre em contato com a coordenação da Casa Henriqueta Prates para saber da disponibilidade de dia e horário. Para os alunos de escolas públicas urbanas ou rurais, a Uesb fornece o transporte de ida e volta. As instituições particulares devem dispor de transporte próprio.
As atividades da Proposta Educativa foram registradas em fotografias ao longo de todo o ano de 2011. Parte do acervo está exposta em um painel montado no auditório da Casa Henriqueta Prates. “Convidamos as escolas, professores, coordenadores e alunos a visitarem o nosso Museu Regional. Aqueles que ainda não tiveram essa oportunidade, terão o prazer de conhecer um espaço muito agradável, que resgata um pouco da nossa memória “, destaca o coordenador do projeto, Celso Maciel.
   
Para este ano, sempre com foco na educação e conservação do patrimônio histórico, estão sendo programadas atividades lúdicas durante as visitas. “A ideia é tornar o momento mais produtivo e agradável. Ficamos no aguardo para o agendamento.”
O telefone da Casa Henriqueta Prates, que fica na Praça Tancredo Neves, centro de Vitória da Conquista, é o seguinte: (77) 3422-2559.  




Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário