segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Casa Henriqueta Prates é premiada pelo Ibram

O Museu Regional de Vitória da Conquista - Casa Henriqueta Prates - foi premiado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o Prêmio "Modernização de Museus 2012 – Microprojetos”, pelo seu projeto "Museu Integral: Ampliando  o acesso", conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU), em 12 de agosto de 2013. O edital de premiação avaliou projetos que têm como objetivo o fomento e desenvolvimento de ações destinadas à preservação e difusão do patrimônio museológico.

Com apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), o Museu Regional de Vitória da Conquista foi o único da Bahia a receber o prêmio, sendo classificado como sétimo colocado em um ranking nacional, junto com diversos projetos que objetivam promover a cultura em todo o país. 

A relação dos classificados pode ser vista por meio do link: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=14&data=12/08/2013

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Museu Regional presente na "7ª Primavera dos Museus"

O Museu Regional de Vitória da Conquista - Casa Henriqueta Prates estará presente nas programações da 7ª Primavera dos Museus, que este ano será realizada no período de 23 a 29 de setembro. Nesta 7ª edição, o tema norteador será Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira.

A Primavera dos Museus, que acontece anualmente desde 2007, é o resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e o Ibram. O Instituto lança um tema e convida os museus brasileiros a desenvolverem programações especiais para serem realizadas no início da Primavera. Os museus que participam da ação têm conseguido alcançar importantes resultados, como o aumento da visitação, maior envolvimento da comunidade, fortalecimento da imagem do museu e o aumento de sua visibilidade.

Museus e outras instituições culturais interessados em participar devem inscrever seus eventos e promover sua realização durante a 7ª Primavera dos Museus. A realização das atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da 7ª Primavera por meio de guia virtual.

Segue, abaixo, a programação que será realizada no Museu Regional:

23 a 29/09/2013 - Exposição de vestimentas inspiradas na cultura africana;


26/09/2013 (19hs) - Mesa-redonda sobre o tema: Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira (O museu como espaço de preservação da memória afro-brasileira);

29/09/2013 (15hs) - Realização de Sarau da Primavera - Projeto Vida Ativa.

  


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Museu Regional presente em Jose Gonçalves

O Museu Regional esteve presente no Distrito de José Gonçalves, em parceria com o projeto Balcão de Justiça e Cidadania, a fim de levar para aquela comunidade várias oficinas e atendimento à saúde.O evento ocorreu no dia 14 de julho de 2013 (domingo).





Alunos do CIENB do turno noturno visitam o MRVC

Na noite de quinta-feira (04/07/2013), alunos do turno noturno do Centro Integrado de Educação Navarro de Brito - CIENB visitam o Museu Regional. A visita foi uma iniciativa da Professora Maria da Paixão, e tem total apoio do Museu Regional de Vitória da Conquista - Casa Henriqueta Prates.


Site oficial de documentário é lançado no Museu Regional

O Museu Regional de Vitória da Conquista - Casa Henriqueta Prates sediou, na noite de quarta-feira (10/07/2013), o lançamento do Site Oficial do Projeto de Documentário "Contra o Veneno Peçonhento do Cão Danado".
O documentário é uma produção da TV Local e do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural, que conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa).
“O interesse das pessoas com o que é objetivo aumentou muito, e as pessoas têm, hoje em dia, a tendência de desacreditar nas histórias que antigamente eram tidas como verdade, como é a história do Santo Lenho, de que algumas pessoas tinham o ‘corpo fechado’. 

E é sobre esse tema que a gente vai trabalhar, nós vamos pegar esse universo mágico da transição desse período, da crença rural para as crenças urbanas e fazer esse registro. Então, para nós, é importante marcar esse momento de transição”, disse Marcelo Lopes, diretor do documentário, em entrevista a Gabriel Oliveira. 
Os produtores do documentário irão em busca de histórias de pessoas reais, e tentarão reproduzi-las em frente às câmeras. Além disso, a equipe conta, também, com alguns grupos de teatro, a exemplo do grupo Ópera Catra, que irão colaborar na encenação dos ‘causos’ a serem ouvidos.


O curta-metragem ainda não tem uma data de lançamento definida, e os produtores estão em fase de pesquisa, com entrevistas e troca de ideias com as pessoas.

Alunos do CIENB visitam o Museu Regional

Na noite de segunda-feira (17/06/2013), os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Centro Integrado de Educação Navarro de Brito (CIENB) visitaram o Museu Regional de Vitória da Conquista - Casa Henriqueta Prates.
Durante a visitação, eles tiveram a oportunidade de conhecer a Casa onde viveu Dona Henriqueta Prates, figura de destaque na história de Vitória da Conquista.